Como Aumentar a Produtividade 5 Dicas Simples

Todo mundo busca trabalhar menos e ganhar mais, porém, para muitos isso não é possível. Mas colocando algumas dicas que darei neste post em prática, você conseguirá, pelo menos, aumentar a produtividade.

produtividade é algo muito importante na vida do profissional que quer se bem sucedido, já que a globalização e o avanço da tecnologia ameaça cada vez mais o trabalho do homem (em um futuro próximo, quase tudo será mecanizado). Portanto, se você não souber administrar bem o seu tempo, certamente, as 24 horas do dia não serão suficientes para cumprir tudo que se deve.

1- Planeje todo o seu dia anteriormente

Esquematizar todo o seu dia anteriormente é fundamental, faça uma lista das atividades, objetivos e tarefas que você precisará realizar.

Dica: Trabalhar com listas é sempre muito eficaz, porque o nosso cérebro consegue ler as listas muito mais facilmente do que um grande texto, por exemplo. Então, prefira numerar cada tarefa em uma folha pautada e, assim que for cumprida, risque-a.

Exemplo:

  1. Sair de casa e ir para a empresa;
  2. Escrever e revisar o relatório X;
  3. Escrever e revisar o relatório Y;
  4. Continuar revisando os relatórios após o horário de almoço;
  5. Utilizar o tempo do café da tarde para adiantar um post do blog;
  6. Entregar o relatório para o chefe e enviar o relatório Y para o cliente;
  7. Voltar para casa.

Benefícios de um dia bem planejado

Realmente os benefícios são vários, desde uma maior autoestima até um elogio/promoção do chefe. Certamente, organizando tudo e sendo rígido no cumprimento imediato das tarefas, você verá seu dia se tornar muito mais produtivo e talvez até sobre mais tempo para o lazer.

2- Começar pelo mais complicado ajuda a aumentar a produtividade

Comece o seu dia eliminando as tarefas mais complicadas, faça tudo que você não gosta primeiro, porque depois seu dia fluirá muito melhor realizando apenas as tarefas mais agradáveis.

Se você tem de limpar a caca do cachorro e revisar todas as cláusulas de um contrato, faça a higiene do local onde o cachorro está primeiro, porque o sofrimento será momentâneo. Agora se você decidir revisar o contrato primeiro, tenha certeza que ficará pensando em como será torturante limpar o cocô do cachorro durante todo o tempo, o que só vai lhe fazer sofrer por ansiedade.

Sempre prefira eliminar as coisas piores o quanto antes.

3- Defina um objetivo para cada tarefa

Você precisa criar o hábito de criar metas para cada tarefa a ser cumprida, exemplo: ler 20 páginas. E só se levantar da cadeira para fazer outra coisa quando cumprir esta meta. Dividir suas tarefas em blocos de tempo é muito eficiente, portanto, quando tiver uma tarefa para realizar, estabeleça um tempo máximo para cumpri-la e dedique-se totalmente a ela.

Assim, você irá adquirir mais comprometimento e responsabilidade e isso irá melhorar várias áreas na sua vida, como a área profissional.

A Técnica Pomodoro

Técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo desenvolvido por Francesco Cirillo no final dos anos 1980. A técnica utiliza um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos chamados de “pomodoros”.

  1. Escolha uma tarefa a ser executada;
  2. Ajuste o “pomodoro” (cronômetro) para 25 minutos;
  3. Trabalhe na tarefa até que o alarme toque;
  4. Faça uma pausa curta (3 a 5 minutos);
  5. A cada quatro “pomodoros”, faça uma pausa mais longa (15-30 minutos).

Estas informações sobre a Técnica Pomodoro foi retirada da Wikipédia.

4- Elimine os “Ladrões de tempo”

Atualmente, as redes sociais são os maiores ladrões de tempo. Tiram toda a nossa atenção e foco, nos desconcentram totalmente de nossos objetivos, portanto, sempre que tiver uma tarefa a cumprir, desligue-se das redes sociais.

Alguns ladrões de tempo:

  • Facebook;
  • Email (talvez seja necessário para seu trabalho, mas se não for, desligue-o também);
  • Twitter;
  • WhatsApp;
  • Chats;
  • Sites esportivos;
  • Entre outros.

5- Se premie pelo cumprimento das metas

Sempre que conseguir realizar uma determinada tarefa dentro do prazo estabelecido, se premie. A auto-premiação é muito bom para ambos os lados, tanto para o seu lado profissional (por ter cumprido a tarefa) quanto para o lado pessoal (satisfação e o prêmio em si).

Você pode escolher um prêmio simples, como uma barra de chocolate ao fim do dia se tudo for realizado como planejado. Até porque o foco não é o prêmio, ele serve apenas de um estímulo a mais.

 

Conclusão/Recapitulando

Com estas dicas, certamente você conseguirá melhorar a sua produtividade diária. Vamos recapitular:

  1. Planeje todo o seu dia anteriormente;
  2. Comece o dia realizando as tarefas mais complicadas;
  3. Defina um objetivo para cada tarefa;
  4. Elimine os “Ladrões de tempo”;
  5. Se premie pelo cumprimento dentro do prazo.

Até o próximo artigo!