Os 8 Melhores Gatilhos Mentais Para Vendas

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Gatilhos mentais são extremamente importantes, pois toda campanha de marketing que se preze apela para alguma(s) emoção(ões) do seu público-alvo, isso é quase que inevitável. Mas não é todo profissional que tem os códigos da persuasão circulando na sua corrente sanguínea, então, é necessário utilizar esses gatilhos mentais, afim de aumentar as suas vendas.

Os melhores gatilhos mentais

O que são Gatilhos Mentais, e Como Usa-los Para Vender Mais !?

Os Gatilhos Mentais são verdadeiras armas psicológicas, são atalhos utilizados pelo cérebro humano para tomar certas ações, e impactam qualquer pessoa, mesmo que ela já tenha conhecimento destes gatilhos mentais. Eles vão auxiliar no processo de vendas, fazendo a parte de convencimento de que o cliente necessita daquele produto.

Existem muitos tipos de gatilhos mentais e não conseguirei falar de todos neste post, portanto, veremos 8, que para mim são os mais importantes.

Gatilhos mentais MATADORES:

Agora que você já descobriu o que são, de fato, os gatilhos mentais, veremos uma pequena lista com 8 realmente MATADORES:

1- Seja um líder (Gatilho Mental da Autoridade)

Ser uma autoridade é extremamente importante. Conseguir ser uma autoridade em determinado assunto não é nada fácil, mas também não é nada que o trabalho de qualidade não consiga proporcionar.

Você deve mostrar para seu público que você é um especialista no assunto, você tem que agregar valor a si mesmo e fazer o usuário “confiar no seu taco”, literalmente. Porque as pessoas tem uma tendência muito forte a respeitar e confiar em autoridades.

Como me tornar uma autoridade com gatilhos mentais?

Existem 2 principais requisitos para se tornar uma autoridade, são eles:

  1. Conteúdo extremamente relevante;
  2. Agir e assumir a postura de autoridade;

Construir um conteúdo extremamente relevante é, sem dúvidas, a principal forma de se tornar autoridade em um determinado nicho de mercado. As pessoas perceberão que você possui uma capacidade elevada naquele assunto e passarão, automaticamente, a tê-lo como um especialista do ramo.

Agir e assumir uma postura de autoridade também é de extrema importância. A postura física de uma autoridade deve transparecer que esse indivíduo precisa ser respeitado, e a postura mental do mesmo, só confirma este pensamento.

2- Reciprocidade

reciprocidade é, talvez, o mais importante gatilho mental a ser explorado. Como eu disse no item anterior, é fundamentalmente necessário oferecer o conteúdo relevante para seu público, e ao fazer isso, a pessoa se sente quase que “obrigada” a retribuir esse “favor” que você a fez e acaba praticando uma ação que você deseja.

Enfim, ofereça sempre um conteúdo de qualidade e a reciprocidade virá naturalmente.

3- Antecipação de informações

Já parou para pensar o porque dos empreendedores digitais de sucesso utilizarem sempre a antecipação em seus empreendimentos? É porque dá certo, dá resultado!

Se você parar para analisar, verá que vários deles antecipam o que vai acontecer mais adiante, seja em uma sequência de vídeos ou artigos, você sempre verá algo do tipo: “No próximo vídeo, você verá como utilizar os gatilhos mentais para ganhar dinheiro na internet, não perca!”.

Esse tipo de informação traz uma certa ansiedade misturada com curiosidade ao nosso cérebro, o que garante que não vamos medir esforços para continuar a acompanhar o trabalho desse empreendedor.

4- Contraste

contraste funciona muito bem em inúmeras situações. No jogo de xadrez, por exemplo, você define qual é o seu “time” através da cor das peças, se fossem todas da mesma cor, ficaria difícil de identificar quais peças são de quem.

Utilizar o contraste para vender é extremamente eficaz. Comparar uma coisa ruim com uma coisa boa, faz parecer que a coisa boa é ainda melhor do que já é.

Maick, você está dizendo pra mim enganar meu público?

Evidente que não. Inclusive, vale ressaltar que um único cliente insatisfeito, é propaganda negativa gratuita para sua empresa, ou seja, se você deixar aquele único cliente frustrado, ele falará mal da sua empresa para diversas outras pessoas e essa informação se tornará cada vez mais viral. O que eu quero dizer é que agregar valor ao produto aumenta demais a taxa de conversão em vendas.

5- Confiança

relacionamento é a base da confiança. Se você, de alguma maneira, se mostra presente na vida de uma pessoa e resolve – ou pelo menos tenta resolver – uma dor (problema) dela, essa pessoa automaticamente passa a confiar em você.

Na internet, oferecer sempre conteúdo gratuito de qualidade, manter alguma espécie de contato entre você e ela, é vital para construir um sentimento de confiança dela em você, facilitando demais o processo de venda posteriormente.

Como conquistar a confiança do cliente/usuário?

  • Seja sempre honesto, sendo bom ou não para você (mesmo que a honestidade te faça perder dinheiro de início, ela lhe trará sempre mais ganhos a longo prazo);
  • Faça um apelo pela confiança (Peça, de alguma forma, que o cliente confie no que você está dizendo);
  • Nunca o decepcione;
  • Seja humilde (Evite ao máximo falhar, mas caso aconteça, seja humilde o suficiente para reconhecer seu erro e pedir perdão).

6- Solução

Saiba, ninguém gosta de gastar dinheiro por gastar, as pessoas querem gastar dinheiro com algo que será realmente útil para elas, então, não espere que comprem o seu produto porque te acharam bonito(a) ou porque querem te ajudar com uma graninha.

Para se ter sucesso no empreendedorismo você precisa vender uma solução em vez de vender apenas um produto qualquer. Se esforce para identificar a dor (problema) do seu público e ofereça uma maneira de resolver esta dor.

7- Urgência

O sentimento de urgência, tem por característica nativa a agilidade. Quando se precisa de fazer algo urgente, você não fica pensando, você pega e faz. Então, colocar um sentido de urgência na parte final de promoção do produto/serviço é MATADOR!

Termos como: “Últimas vagas”, “Poucas unidades”, “Só hoje”, “Já”, “Agora” etc. são extremamente persuasivos, então, procure utilizá-los.

8- Originalidade

Seja original. A originalidade passa a sensação de que você é um profundo entendedor do assunto, porque está falando sobre algo que ninguém falou antes ou está passando uma outra visão do assunto.

originalidade é peça chave na conquista da confiança do seu público. Procure sempre oferecer um determinado conteúdo antes de seus concorrentes.

9- Surpresa/Presente [Dica Bônus]

Este gatilho, quando bem explorado, tem tendência a ser PODEROSO! Todo mundo gosta de ganhar presentes, você, eu, enfim, todos mesmo. Oferecer um presente para o seu público pode ser profundamente engajador, fazendo assim o visitante gostar e confiar cada vez mais em você.

Dê sempre a mais do que o visitante está esperando, assim como estou fazendo neste artigo, prometi 8 gatilhos e estou escrevendo 9, isso faz com que o visitante acredite que você pensa primeiro em ajudá-lo e só depois em ser ajudado.

Conclusão/Recapitulando

Eu tenho certeza que você curtiu muito este conteúdo, especialmente porque quase ninguém aborda este assunto com maestria.

Vamos recapitular quais são os 9 gatilhos mentais MATADORES para se Vender mais na internet?

  1. Gatilho Mental da Liderança;
  2. Gatilho Mental da Reciprocidade;
  3. Gatilho Mental da Antecipação;
  4. Gatilho Mental do Contraste;
  5. Gatilho Mental da Confiança;
  6. Gatilho Mental da Solução;
  7. Gatilho Mental da Urgência;
  8. Gatilho Mental da Originalidade;
  9. [Dica BÔNUS] Gatilho Mental da Surpresa.

Bom, acho que você entendeu que não há possibilidade alguma de deixar os gatilhos mentais fora de suas estratégias para ganhar dinheiro na internet né?

 

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *